Fazer a gestão de qualidade de forma eficiente possibilita tornar a administração do hospital mais eficiente e criar condições favoráveis à satisfação do paciente.
Na área da saúde, são utilizados indicadores como: a efetividade, a eficiência e a segurança dos processos realizados nessas instituições, para indicar a Qualidade da Organização. Estão envolvidos procedimentos, condutas, recursos estruturais ou não e outras operações que fazem parte da rotina de um hospital.
Conheça os principais indicadores usados pela administração hospitalar:
Taxa de ocupação
A taxa de ocupação é o indicador responsável por revelar a média de pacientes atendidos diariamente.
Taxa de ocupação hospitalar = nº de Pacientes por dia / nº de leitos por dia x 100
Contudo, o principal objetivo da taxa de ocupação é administrar a estrutura do hospital. Altos percentuais de ocupação por longos períodos são fortes indicativos de que chegou a hora de planejar a expansão.
Tempo médio de permanência
O tempo médio de permanência é o indicador que evidencia a rotatividade dos leitos. Desta maneira, o indicador mostra o total de pacientes que passaram pelo hospital, ocuparam os leitos e foram liberados.
Além disso, na hora de interpretar os resultados, é preciso considerar o tipo de procedimento realizado e o perfil do paciente. Afinal, algumas situações podem exigir um tempo de internação maior do que o habitual.
Satisfação do Paciente
A satisfação do paciente é um dos mais importantes indicadores utilizados para identificar GAP e possíveis melhorias contínuas nos processos, refletindo em um atendimento de excelência, assim, garantindo melhores vantagens competitivas e de mercado.
O índice de satisfação pode ser medido por meio de um questionário padrão com perguntas simples, no próprio momento ou posteriormente.
Retorno sobre o Investimento
Você já ouviu falar no ROI?
A sigla, do inglês Return on Investiment, ou Retorno sobre o Investimento em português, representa o quanto o hospital arrecadou em relação ao que foi investido.
Dados coletados em diferentes áreas e situações de um hospital, quando reunidos, se transformam em uma poderosa ferramenta de gestão de saúde, simplificando a relação entre as operadoras e seus hospitais próprios. Os indicadores de qualidade hospitalar são um dos pilares de crescimento e sustentabilidade das instituições.
Analise os resultados
É fundamental fazer um bom monitoramento dos resultados das ações de gestão de qualidade em saúde. Utilize métricas e indicadores para avaliar os efeitos das medidas realizadas e mensurar variáveis.
A gestão de qualidade na saúde é extremamente relevante para o hospital. Ela cria condições para a máxima efetividade na prestação de serviços ao paciente.
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